GEMTES

O projeto Meninas à frente é uma iniciativa pensada em estimular as meninas estudantes de escolas públicas a cursarem
carreiras nas ciências exatas, aproximando-as desta área tecnológica a partir da montagem se seu próprio computador.
Muitas meninas além de não terem possibilidades de ter um computador, nunca tiveram a oportunidade de conhecer o
funcionamento desta máquina, tão comum nos dias atuais.

O Meninas à frente, a partir da coleta de lixo tecnológico, demonstra que peças destinadas ao lixo e que, muitas vezes, são
descartadas de forma irregular, podem servir para alimentar a autoestima e o conhecimento pessoal de novas habilidades.
Assim, propõem-se que a oportunidade seja dada a meninas, pois estas quase sempre são conduzidas a uma segregação
profissional, mesmo sem que muitos dos envolvidos em suas escolhas profissionais tenham a consciência deste fato.
O QUE FAZEMOS COM O LIXO TECNOLÓGICO
O lixo tecnológico recolhido pelos parceiros institucionais e destinado ao projeto é higienizado, desmontado e avaliado conforme sua funcionalidade. A partir daí os
computadores serão remontados e avaliados quanto à funcionalidade e capacidade
operacional. Após essas avaliações, os computadores serão desmontados novamente e
dispostos em kits educacionais. Os kits são destinados à Escola Estadual 
onde ocorrem as aulas técnicas e o acompanhamento psicopedagógico. Ressalta-se
que os computadores montados pelas meninas sãodoados para as mesmas,
incentivando o exercício do conhecimento das ciências exatas e potencializando seus
esforços para maiores conquistas pessoais.

Conheça nosso trabalho

Diretoras e alunas da Escola Estadual da Vila Aparecida e a equipe técnicado projeto

Criando a comunicação

O momento de criação das comunicações visuais sobre o e-waste é a oportunidade perfeita para integrar a teoria à prática, estimulando o pensar ambiental em grupo e desenvolvendo habilidades práticas que expressem positivamente as mudanças de comportamento em relação à gestão de resíduos eletrônicos.

Metas: criação de um ambiente inclusivo, incentivo à criatividade, colaboração e trabalho em equipe e aplicação de conceitos interdisciplinares.

Quebrando barreiras

A aula de montagem de computadores para meninas é uma estratégia empolgante para quebrar estereótipos de gênero e incentivar o interesse delas na área de tecnologia. Assim, elas mesmas passam a ser exemplos práticos da quebra de tabus que historicamente associaram a tecnologia e a informática aos homens. 

Drive Thru Tecnológico

O drive thru tecnológico foi o primeiro evento desse tipo no município de Jundiaí/SP. Em parceria com a Prefeitura Municipal, em especial a Secretaria de Serviços Públicos, o evento teve como objetivo coletar e-waste para o projeto Meninas à Frente.  Os resultados alcançados mostraram que a população de Jundiaí está sensível ao tema e disposta a colaborar com a destinação correta do seu lixo eletrônico. 

Metas: educomunicação, mobilização social e sensibilização quanto ao tema equidade de gênero.

20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

OMF, GEMTES, Universidade Presbiteriana Mackenzie e a SWE – Sociedade das Mulheres Engenheiras

A SWE – Society of Women Engineers é a maior sociedade de mulheres engenheiras do mundo, desenvolvendo diversas atividades em diferentes países com o objetivo de impactar a formação de futuras líderes para o mercado de trabalho. Na  20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia a OMF, o GEMTES, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a SWE se mobilizaram  para proferirem a Palestra Meninas nas Exatas. Na oportunidade a representante da SWE Engenheira de Produção Aline Alvarado mostrou para as meninas da Escola Estadual Eloy de Miranda Chaves que os referencias de mulheres nas áreas tecnológicas estão presentes em Jundiaí e, o mais importante, que elas possuem o real interesse em colaborar para que mais meninas possam compreender seus reais potenciais e apostarem em um futuro próspero. A Engenheira de Produção Aline Alvarado falou também de suas origens familiares e de suas lutas para galgar instâncias profissionais que acreditava ser seu lugar de direito e de esforço.  

Metas: aplicação dos conceitos na vida real, conexão com temas do cotidiano, exploração de carreiras em tecnologias e histórias de sucesso e modelos a seguir.

Dia Internacional da Menina

Em 19 de dezembro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 11 de outubro como o Dia Internacional da Menina, a fim de  enfatizar o direito delas a uma vida segura, com educação e saúde, não apenas em seus anos de formação, mas também à medida que amadurecem e se tornam mulheres. Se forem apoiadas e instruídas de forma efetiva, as meninas têm o potencial de mudar o mundo – como as meninas empoderadas do presente e como as trabalhadoras, empreendedoras, mentoras, chefes de família, líderes políticas e mães do futuro.

No Dia Internacional das Meninas a Organização Mulheres de Fases e o GEMTES em parceria com a Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Jundiaí, a FATEC Jundiaí, a Editora Eiros, o Colégio Divino Salvador, a Girl-up Valinhos/Campinas e a clínica Opus celebraram essa data promovendo oficinas e debates com temas de tecnologia, equidade de gênero e educação menstrual.

Metas: desmistificação da tecnologia, direitos das mulheres e educação tecnológica gratuita.

Nosso material didático

Nossa referência para Agenda 2050

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